IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

domingo, 20 de janeiro de 2013

O QUE É SER O SAL DA TERRA?


O QUE É SER O SAL DA TERRA?

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.” Mateus 5:13

Existem propriedades intrínsecas no sal que o faz ser um elemento especial, tanto na culinária, quanto em outras áreas, como por exemplo, a agricultura e medicina. Entre essas propriedades, encontramos a grande capacidade de TEMPERAR e PRESERVAR.

Jesus afirma que nós, a sua Igreja, somos o sal da terra; “Vós sois o sal da terra”. Não somos nós que nos nomeamos como sal, mas Ele.

Quando Cristo afirma; “se o sal for insípido [sem sabor], com que se há de salgar?” Ele está dizendo que, para que o sal tenha valor em uma comida, é necessário que ele tenha se mantido limpo. Pois o sal puro não perde o seu sabor; porém, se for acrescentado a algum elemento (água, por exemplo), com o tempo ele se tornará insípido, ou seja, sem sabor.

O sal nos tempos de Cristo era extraído em três tipos: fino, médio e grosso.

1 - O SAL FINO era utilizado na culinária, como tempero de legumes, etc.
2 - O SAL MÉDIO era utilizado para temperar e preservar carnes, como hoje em dia.
3 - O SAL GROSSO (muito grande) era jogado sobre alguma trilha para impedir que crescesse nova vegetação e assim formasse um caminho. Sendo esse, o “pisado pelos homens”.

Já percebeu que não é necessário utilizar uma grande quantidade de sal para temperar a comida? Quando os discípulos ouviram que eles eram o sal da terra, provavelmente compreenderam isso; que, apesar de serem poucos, eles eram capazes de transformar todo o mundo. Ao ordenar a missão Jesus Cristo disse: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15 – é como se dissesse: “Vão, espalhem o sal por toda a terra... temperem o mundo inteiro.”

Quanto ao poder de preservação do sal, ou seja, quando ele age como agente CONSERVANTE; podemos compreender a função da Igreja em se preservar-se do apodrecimento do mundo. “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. “Tiago 1:27

Quanto ao relacionamento dos santos com as demais pessoas, a Palavra de Deus nos direciona de maneira magistral e diz que nossas conversas devem ser “temperada com sal” ou seja, moderadas pela pureza: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.” Colossenses 4:6 – temperado não quer dizer “salgado ao extremo”, nem mesmo “sem sal”, mas dentro dos limites para que traga benefícios à saúde além de prazer. Assim deve ser a conversa de um cristão: “Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.” Tito 2:8

Isso não quer dizer que vamos ficar o tempo todo repreendendo quem ainda não conhece ao Senhor, pois isso não traria absolutamente nenhuma edificação. O cristão não deve compartilhar de coisas que desagradam a Deus, isso é fato. Porém, devemos agir com coerência para que não sejamos o motivo de o Evangelho ser desprezado. Vejamos a visão que “os de fora” tinham da Igreja no primeiro século: “Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” Atos 2:47 – eles “caíram na graça de todo o povo”. Isso quer dizer que a Igreja era santa, pura e preservada. Mas que também sabia se relacionar sem se misturar. Isto é, INFLUENCIAR!

O sal nos leva a ter sede de água. E, água na Bíblia é um símbolo do Espírito Santo. Você está pronto para provocar sede neste mundo?  “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.” João 7:37-39

Veja como a sede brota: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.” João 4:13-15 – essa mulher desejou a água no mesmo instante!

Seja o sal da terra! Salgue! Pregue! Viva!

Baseado no Estudo Bíblico da EBD do Grupo de Jovens da Igreja Betânia do Bairro Santa Cruz.
Professor: Mateus Daniel
Comentários: Pr. Felipe Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico