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segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A Prática do Ensino - Deviam ser mestres - Conhecimento & Ensinamento - O Pleno Conhecimento da Verdade

A Prática do Ensino

“... Como poderei entender, se alguém não me ensinar?” Atos 8.31

O questionamento do eunuco é mais que oportuno, uma vez que a revelação das Escrituras não pode ser compreendida de forma categórica sem a ação do Espírito Santo. No entanto, demonstra que precisamos passar adiante aquilo que aprendemos.

“Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras;” Lc 24.45

Nossa MISSÃO: Pregar o Evangelho... Discipular... Batizar... Ensinar...

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.” Mt 28.19-20

Ensinar alguém que se interessa em aprender é uma dádiva do Senhor!

“... se é ensinar, haja dedicação ao ensino;” Romanos 12:7b

“Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres,

sabendo que receberemos um juízo mais severo.” Tiago 3:1

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento;
mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.”
Provérbios 1:7

“A informação traz mudança.”

“A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma;
o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples.”
Salmos 19:7


Deviam ser mestres
(Hb 5.11 até Hb 6.20)

Razões pelas quais muitos ainda não são mestres (Hb 5.11)
·        São tardios em ouvir;
·        Quando está cheia de conceitos pré-estabelecidos;
·        Quando nunca admite cometer erro algum;
·        Quando falta firmeza na Palavra;
·        Quando falta vontade;
·        Quando está comprometida com algum sistema ou ideologia;
·        Quando não houve discipulado;
·        Na tentativa de tornar-se aceitável a Deus através de suas ações.

O Crescimento é paralisado. Já deviam ser mestres! (Hb 5.12)

Regressão na vida espiritual (Hb 5.12)
Pior que não se desenvolver é retroceder! Já imaginou um adulto precisando de tomar leite novamente? (Hb 6.1-3)
A fase do leite não é menos importante do que a fase do alimento sólido. I Co13.11

Características de uma pessoa imatura (Ef 5.13)
·        São levados por todo vento de doutrina (Ef 4.14);
·        Demasiada ênfase à própria denominação;
·        Escandalizam-se com qualquer coisa (I Co 8);
·        Ofendem-se facilmente;
·        Superstição;
·        Desligados das realidades espirituais;
·        Julgam precipitadamente (I Co 14.20);
·        Condenam seminários e estudantes de teologia;
·        Desprezam o estudo das Escrituras.

A maturidade cristã (Hb 5.14)
Rumo à perfeição (Hb 6.1)

Diz-se que a Igreja é a cara do seu pastor. E, de fato isso é verdadeiro!
Pastores frios, igrejas frias; pastores sábios igrejas sábias; pastores relapsos igrejas instáveis.

Problemas de alguns maus líderes
·        Autoritarismo;
·        Legalismo;
·        Inflexibilidade;
·        Manipulador;
·        Amaldiçoa as pessoas;
·        Desejo que sua vontade seja realizada a qualquer custo;
·        Nunca aceita a opinião dos outros;
·        Não admite ser questionado;
·        Lidera principalmente através de ameaças;
·        Humilha aqueles que não aceitam suas ideias;
·        Nunca pede perdão;
·        Não sabe perdoar;
·        Sempre encontra justificativas para suas falhas.

Conhecimento & Ensinamento

Como ensinar algo que não se conhece? E, como conhecer se ninguém ensina? (Os 6.13)
Não há como alguém afirmar ser seguidor de algo que desconhece.
Tampouco dizer ser cristão sem ao menos dedicar-se à leitura da Palavra de Deus!
É obrigação de todo crente estudar a Bíblia com afinco! (Ef 4.13-14)
Todos aqueles que trabalham na área do ensino na Igreja deve estar apto para realizar tal tarefa sem hesitar. (Romanos 12:7)

Só o fato de alguém ignorar as Escrituras já se torna um pecado.

“... Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” Mt 22.29

E justamente pela falta do conhecimento incorrem-se outros erros.

“... Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?” Mc 12.24

Dizer que não tem sabedoria para compreendê-las também não é pretexto.

ü  “Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não lança em rosto; e ser-lhe-á dada.” Tg 1.5

ü  “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.” I Co 2.4-5

ü  “E com muitas parábolas semelhantes lhes expunha a palavra conforme o permitia a capacidade dos ouvintes. E sem parábolas nãos lhes falava; tudo, porém, explicava em particular aos seus próprios discípulos.” Mc 4.33

ü  “O escarnecedor busca sabedoria e não a acha, mas para o prudente o conhecimento é fácil.” Pv 14.6

ü  “sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” II Pe 1.20

ü  “Amarás, pois, o Senhor, o teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.” Mc.12.30

ü  “... acerca de tudo o que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar.” At 1.1

ü  “... Mestre, sabemos que falas e ensinas retamente e não te deixas levar de respeitos humanos, porém ensinas o caminho de Deus segundo a verdade.” Lc 20.21

ü  Jesus ensinava todos os dias no templo, mas à noite, saindo, ia pousar no monte chamado Oliveiras. E todo o povo madrugava para ir ter com ele no templo, a fim de ouvi-lo.” Lc 21.37

ü  “E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.” Lc 24.27

ü  “E disseram um ao outro: Porventura não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?” Lc 24.32

ü  “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.” 2 Tm 3.17

ü  “Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.” Tg 3.17

ü  “Mas se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa.” Tg 3.14-16

Ø  Jesus ensinava no Templo – Jo 8.20
Ø  Jesus ensinava como quem tem autoridade – Mt 7.29
Ø  Devemos ensinar o temor do Senhor – Sl 34.11
Ø  A importância do ensino infantil – Pv 22.6
Ø  Alguns sacerdotes ensinavam por interesse – Mq 3.11
Ø  Ensinando a orar – Lc 11.1 / Rm 8.26
Ø  Perseguição para que não ensinassem em nome de Jesus – At 4.18
Ø  Não cessavam de ensinar – At 5.42
Ø  Ensino e pregação são diferentes – At 15.35
Ø  Ensinando com precisão – At 18.25
Ø  Tem que ser sábio para ensinar - Pv 13.14
Ø  Leitura e ensino – I Tm 4.13
Ø  Ensinar cansa – I Tm 5.17
Ø  Quem é sábio? – Tg 3.13
Ø  Sagradas Letras - II Tm 3.14-15
Ø  A letra mata; A Palavra de Deus vivifica - II Co 3.6
Ø  Conhecimento traz vida eterna - Jo 17.3
Ø  Conhecimento da verdade liberta – Jo 8.32

Não basta o professor jogar “palavras ao vento”, é necessário certificar que o aluno esteja aprendendo de fato a lição aplicada.
Há uma grande diferença entre “Decorar a Bíblia” e “Entender a Bíblia”. Existem pessoas que tem uma enorme capacidade de decorar versículos e isso é bom. Porém, não basta decorar apenas, é preciso entender o que a Bíblia diz.

“Aprender é compreender o que está sendo ensinado.”

Existem professores que apenas lêem as lições bíblicas para os alunos. Muitas vezes, não é porque não estudaram em casa, mas porque não chegaram ao pleno entendimento do assunto proposto.
Entender o que se lê é de vital importância para explicar o que se aprendeu. E isso precisamente, depende da habilidade linguística na interpretação de texto. Habilidade essa, que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, desde que este tenha interesse na leitura, no conhecimento e na melhoria do ensino por ele aplicado.



O Pleno Conhecimento da Verdade

‘Tornei-me acaso vosso inimigo, porque vos disse a verdade?” Gálatas 4:16

ü  “Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” 2Tm 4:1-5

ü  “Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o pleno conhecimento da verdade que é segundo a piedade,” Tito 1:1

ü  “Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” 1Tm 2:4

ü  “Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade.” 2Tm 3:6-7

ü  “Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,  mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários.” Hebreus 10:26-27

ü  “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6

ü  “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8:36

“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32

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