IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Livro de JOÃO, Capítulo 1 – COMENTÁRIO BÍBLICO - Pr. Felipe Miranda

Livro de JOÃO, Capítulo 1 – COMENTÁRIO BÍBLICO - Pr. Felipe Miranda

1.1 – “No princípio” – Trata-se de um período anterior à criação de Gênesis 1.1.
1.1 – “o Verbo” ou “a Palavra” [gr. Logos] – Referência a Jesus Cristo antes da encarnação.
1.1 – “o Verbo estava com Deus” – Jesus Cristo estava com o Pai desde “o princípio”.
1.1. – “o Verbo era Deus.” – As Sagradas Escrituras atestam a divindade do Verbo (Jesus Cristo).
1.2 –Ele estava no princípio com Deus.” – Jesus Cristo (o Verbo) estava no princípio da criação.
1.3 – “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele” -
1.3 – “sem ele nada do que foi feito se fez.” – As Sagradas Escrituras deixam claro que não houve, em nenhum estágio, a autocriação, ou seja, as coisas não surgiram “do nada”. Nada do que foi feito se fez!
1.9 – “a verdadeira luz, que alumia a todo homem” – O plano de salvação, assim como a queda, abrange todos os seres humanos. Não há exclusividade por parte de alguns. “Deus não faz acepção de pessoas.” Romanos 2.11
1.10 – “o mundo foi feito por intermédio dele” – Novamente as Sagradas Escrituras confirmam a participação de Jesus Cristo no ato da criação. (ver Gn 1.26)
1.14 – “o Verbo se fez carne” – O Verbo, o Filho de Deus, se torna homem.
1.14 – “habitou entre nós” – O poderoso Verbo de Deus, criador de todas as coisas, viveu entre suas criaturas a fim de redimí-las do pecado.
1.18 – “Ninguém jamais viu a Deus.” – Em sua forma original o Senhor jamais foi visto por homem algum. Portanto, entende-se que, todas as vezes que Deus se revelou aos homens, o fez tomando formas de acordo com a limitação da compreensão humana.
1.18 – “O Deus unigênito” – Refere-se a Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus (João 3.16; 18; I João 4.9). (ver v.14) 
1.25 – “nem Elias” – João Batista declara que não é Elias. Essa declaração é importante porque cancela o ensino de que fosse ele uma “reencarnação” do profeta Elias. Alguns confundem a expressão “irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, a fim de preparar para o Senhor um povo apercebido.” Lucas 1.17 – Trata-se aqui de uma referência à ousadia e fervor do intrínsecos do profeta Elias que faria que João Batista fosse semelhante ao profeta do Antigo Testamento..

LEIA ABAIXO O TEXTO BÍBLICO

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.
Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.
E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?
E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.
E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não.
Disseram-lhe pois: Quem és? para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?
Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
E os que tinham sido enviados eram dos fariseus.
E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?
João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água; mas no meio devós está um a quem vós não conheceis.
Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca.
Estas coisas aconteceram em Betabara, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.
No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água.
E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.
E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.
No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;
E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.
E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.
E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?
Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.
Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido.
Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).
E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).
No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me.
E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.
Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.
Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.
E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

João 1:1-51

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico