IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

PRINCIPAIS DIVISÕES DA TEOLOGIA SISTEMÁTICA

PRINCIPAIS DIVISÕES DA TEOLOGIA SISTEMÁTICA
INTRODUÇÃO À TEOLOGIA SISTEMÁTICA
- Apresentação geral da matéria e avaliação de conhecimentos gerais dos alunos. Sugere um despertamento individual e coletivo ao estudo das Sagradas Escrituras, visando a valorização do ensino bíblico.
BIBLIOLOGIA
(Doutrina das Escrituras)
– Considera os fatos essenciais acerca da Bíblia; A BIBLIOLOGIA é a ciência que estuda a Bíblia em todas as suas perspectivas. Ou seja, estuda a origem, a autoria, a compilação, a conservação, a tradução, entre todos os outros aspectos possíveis de serem abordados.
TEONTOLOGIA
(Doutrina de Deus)
– É o estudo da Pessoa de Deus; A TEONTOLOGIA é a ciência que estuda a Pessoa de Deus Pai em todas as suas perspectivas. Ou seja, estuda suas características em geral, tais como sua personalidade, sua natureza, seu caráter, seus atributos e sua essência (O Amor).
CRISTOLOGIA
(Doutrina de Cristo)
– Verdades concernentes à Pessoa de Jesus Cristo; A CRISTOLOGIA é a área de estudo dentro da Teologia Sistemática que se ocupa da interpretação dos textos bíblicos referentes à pessoa e à obra de Jesus Cristo.

PNEUMATOLOGIA
(Doutrina do Espírito Santo)
– Verdades relacionadas à Pessoa do Espírito Santo; PNEUMATOLOGIA é a parte da Teologia Sistemática que estuda tudo o que se refere ao Espírito Santo. Etimologicamente é formada por dois radicais gregos: Pneuma (vento, espírito) + Logia (Estudo, tratado, doutrina ou fala.). Também chamada de Paracletologia.
A TRINDADE
(e Triunidade)
- A Doutrina da TRINDADE Estuda a tríplice revelação de Deus ou a sua manifestação no Pai, no Filho e no Espírito Santo; a tríplice revelação de Deus (Trindade) e a do seu modo triúno de existir (Triunidade).
ANGELOLOGIA
(Doutrina dos Anjos)
– Estudo a respeito dos anjos de Deus e de satanás; O termo teológico apropriado para esse estudo que ora iniciaremos é ANGELOLOGIA (do grego angelos, "anjo" e logia, "estudo", "dissertação"). Angelologia se constitui, portanto, de doutrina específica dentro do contexto daquilo que denominados de Teologia Sistemática, a qual se ocupa em estudar a existência, as características, natureza moral e atividades dos anjos. Iniciaremos, portanto, pelo estudo da existência dos anjos. Também chamada de Angeologia. Engloba ainda o estudo de Satanás e seus anjos, chamada então de Demonologia.
ANTROPOLOGIA
(Doutrina do Homem)
– É o estudo do homem do ponto de vista bíblico; ANTROPOLOGIA - do grego anthropos, "homem", e logos, razão, pensamento – é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.
HAMARTIOLOGIA
(Doutrina do Pecado)
– A palavra HAMARTIOLOGIA tem origem na língua grega e significa hamartia: ato pecaminoso ou pecaminosidade e logia: estudo ou tratado racional sobre um determinado assunto. Portanto, Hamartiologia refere-se ao estudo do Pecado de maneira geral. Ou seja; sua Origem, sua Natureza e o sua Consequencia.
SOTERIOLOGIA
(Doutrina da Salvação)
– A SOTERIOLOGIA é o estudo que abrange a ideia, o meio, o Autor e as verdades bíblicas da salvação;  Conceito de Salvação: [o vocábulo Gr. Soteria = cura, remédio, salvação, bem-estar + logia = ensino, estudo, doutrina, etc.] Sendo assim, SOTERIOLOGIA significa – o estudo sistemático das verdades bíblicas acerca da salvação
APOLOGÉTICA
(Defesa da fé)
- Estuda os dogmas da fé cristã; O termo APOLOGÉTICA significa autodefesa;  não se trata de defesa de uma crença ou opinião pessoal, mas de algo objetivamente verdadeiro. As verdades contidas nas Sagradas Escrituras.
HERESIOLOGIA
(Estudo das Seitas e Heresias)
- Estudo sobre as Seitas e Heresias.  A palavra háiresis e significa: escolha, seleção, preferência. Daí surgiu a palavra seita (latim secta – doutrina ou sistema que diverge da opinião geral e é seguido por muitos), por efeito de semântica. Logia gr. = Estudo, tratado, doutrina ou fala. Portanto, HERESIOLOGIA significa o Estudo das Heresias.
ECLESIOLOGIA
(Doutrina da Igreja)
– Estudo sobre o que a Escritura ensina acerca da Igreja; EKKLESIA gr. Significa Igreja + Logia gr. = Estudo, tratado, doutrina ou fala. Portanto, ECLESIOLOGIA significa o Estudo da Igreja.
ESCATOLOGIA
(Doutrina das Últimas Coisas)
– Estudo das profecias e dos eventos futuros. O termo escatologia deriva de duas palavras gregas: escathos e logos, que se traduzem por “últimas coisas” e “estudo” ou “tratado”. É o estudo ou doutrina das últimas coisas.
MISSIOLOGIA
(Missões e Evangelismo)
- MISSIOLOGIA é o estudo sobre Missões e Evangelismo. Tende apresentar as verdades bíblicas a respeito da Grande Comissão; o cumprimento do “Ide”.
HOMILÉTICA
(Inclui Oratória)
- HOMILÉTICA é o estudo sobre a Exposição das Escrituras, sobre a Pregação Bíblica. Do grego homília que significa: conversa entre amigos.
HERMENÊUTICA
(Inclui Exegese)
- HERMENÊUTICA, é o estudo sobre Interpretação Bíblica. Do grego ερμενευο (“hermeneuo”), ερμενεια (“hermeneia”) – É o estudo de princípios de interpretação bíblica e a aplicação destes princípios no estudo bíblico.
TEOLOGIA BÍBLICA DO ANTIGO TESTAMENTO
– Estudo dirigido e sintético do ANTIGO TESTAMENTO. Visando estudar os livros em ordem cronológica para melhor compreensão das narrativas dos eventos ocorridos durante o Antigo Testamento.
TEOLOGIA BÍBLICA DO NOVO TESTAMENTO
– Estudo dirigido e sintético do NOVO TESTAMENTO. Objetiva envolver o aluno a compreender os principais fatos ocorridos durante o Novo Testamento dentro da sequência dos principais acontecimentos.
HISTÓRIA
- HISTÓRIA é o estudo dos acontecimentos ocorridos no passados. Dentro da Teologia, a História é abordada sob vários ângulos. Dentre eles: A História da Igreja; A História de Israel; A História da Teologia; A História do Cristianismo, entre outros.
GEOGRAFIA BÍBLICA
- GEOGRAFIA é o estudo da apresentação gráfica das regiões terrestres. Dentro da Teologia, a Geografia Bíblica visa proporcionar ao leitor das Sagradas Escrituras uma visão panorâmica das localizações descritas nas narrativas bíblicas.

Tabela:
PRINCIPAIS DIVISÕES DA TEOLOGIA SISTEMÁTICA

Desenhada por:
Pr. Felipe Miranda

Fonte: 
Bíblia Sagrada

6 comentários:

  1. Fiquei muito elucidado pela explanacao sobre os principais divisoes da Teologia Sistematica: esquematizacao dos topicos muito bem elaborada, do ponto de vista didatico!!! Deus seja louvado!!!

    ResponderExcluir
  2. muito esclarecedor. Pois estou cursando o curso de Teologia sistemática eaproveito para tirar as minhas dúvidas

    ResponderExcluir
  3. Deus abençoe sua dedicação!!! Me ajudou bastante... Deus seja louvado!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico