IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A SERPENTE DE METAL - Neustã


NEUSTÃ
A Serpente de Metal


É possível alguém adorar o verdadeiro Deus e cair no pecado de idolatria? Uma pessoa pode devotar-se a outra ou a alguma coisa e ainda assim achar que está promovendo a genuína adoração? A resposta a essas duas perguntas é um sonoro SIM. Como exemplo, podemos extrair das páginas da Bíblia a história do povo de Israel.

A SERPENTE DE METAL

Quem não conhece a história bíblica da serpente de metal? O povo de Israel, no deserto, murmu­rou contra Deus e Moisés. Então, o que o Senhor fez? Enviou serpen­tes ardentes para morder o povo, que logo reconhece tratar-se de um castigo divino decorrente da atitu­de que vinha cometendo. Os israelitas clamaram a Moisés, e este foi orientado por Deus a erguer uma serpente de metal no meio do acam­pamento. Aqueles, portanto, que fossem mordidos pelas serpentes abrasadoras tinham apenas de olhar para a serpente de metal para que ficassem livres dos efeitos de suas ‘mordidas. Com o tempo, porém, os israelitas passaram a cultuar a serpente de metal como um ídolo, dando-lhe o nome de Neustã. Tem­pos depois, em virtude da atitude insensata dos israelitas, o piedoso rei Ezequias ordenou a destruição des­sa serpente, que se havia tornado objeto de adoração para a nação de Israel. Lembre-se que NADA nem NINGUÉM pode ser intermediário entre nós e Deus a não ser JESUS CRISTO (Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 1 Timóteo 2:5)

O Senhor disse a Moisés: "Faça uma serpente e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá".
Moisés fez então uma serpente de bronze e a colocou num poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, permanecia vivo. Números 21:8-9

Moisés a levantou para que as pessoas que olhassem para ela, pudessem enxergar a gravidade dos seus pecados! Pois o povo tinha murmurado contra Moisés e até contra o Senhor Deus! E murmurar é um dos atos de Rebeldia, que é considerado como o pecado de Feitiçaria! (ver 1 Samuel 15:23)

O povo foi a Moisés e disse: "Pecamos quando falamos contra o Senhor e contra você. Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós". E Moisés orou pelo povo. (Números 21:7)

Ao olhar para aquele símbolo de maldição, poderiam sentir o quanto precisavam do perdão divino e assim se reconciliar com Deus.
A serpente era apenas um marco, como a arca da aliança com querubins, por exemplo. Mas o adorar tanto a arca como a serpente é pecado!

Ele fez o que o Senhor aprova, tal como tinha feito Davi, seu predecessor.
Removeu os altares idólatras, quebrou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. Despedaçou a serpente de bronze que Moisés havia feito, pois até àquela época os israelitas lhe queimavam incenso. Ela era chamada Neustã. (2 Reis 18:3-4)

Aquilo viria se revelar como uma figura de Cristo sendo levantado na cruz.
As serpentes eram figura do pecado que atinge a todo homem.
A solução de Deus foi colocar aquilo que representava o pecado sobre uma haste para que todos pudessem ao mesmo tempo ver suas horríveis consequências e serem salvos.

Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem.
Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado,
para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.
Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. (João 3:13-18)

Jesus fez essa referência, fazendo uma analogia com a forma de execução que Ele sofreria, ao ser erguido numa cruz. Para os judeus, a crucificação era o sinal de uma maldição. Portanto, assim como os israelitas tiveram de olhar para a repugnante imagem alçada de uma serpente para serem salvos, nós cristãos temos de olhar para a “imagem de Jesus em uma cruz”, a fim de que possamos ser remidos de nossos pecados. Desta forma, Jesus usou a passagem de uma vergonhosa rebeldia de Israel para explicar o significado de Sua morte vicária e salvífica.
A serpente é a ilustração de Jesus Cristo, que se tornou pecado por nós, quando foi pregado naquela terrível cruz. Sua maldição nos trouxe bênção; sua morte nos trouxe vida. 

Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado,
para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

2 Coríntios 5:21

 Cristo nos redimiu da maldição da lei
quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito:
"Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro".
Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão
chegasse também aos gentios, para que recebêssemos
a promessa do Espírito mediante a fé.
Gálatas 3:13-14

O TEMPLO DO SENHOR

Em outra ocasião, os judeus pas­saram a confiar na linhagem davídica e no sacerdócio araônico, para que pudessem salvar-se dos invasores. Diziam eles: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este (Jr 7.4). Muito embora os judeus tivessem demons­trado fé no templo do Senhor, que ficava em Jerusalém e era uma de suas glórias, não tiveram eles o livramento esperado. Por isso foram levados cativos por Nabucodonosor para Babilônia (2 Rs 25.8-9). Isso porque eles olhavam para o templo apenas como um meio para se li­vrarem das forças inimigas. Resul­tado? Foram culpados de idolatria!

Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Corrijam a sua conduta e as suas ações, eu os farei habitar neste lugar.
Não confiem em palavras enganosas: "Este é o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor!” Jeremias 7:3-4


O próprio templo da sua congregação pode se tornar um ídolo para você!
Cuidado!

Acima de tudo, guarde o seu coração,
pois dele depende toda a sua vida.
Provérbios 4:23

PARA UM ESTUDO SOBRE PORQUÊ NÃO UTILIZAMOS IMAGENS DE ESCULTURA, CLICK NO LINK ABAIXO:

2 comentários:

  1. Muito edificante esse seu artigo, eu tenho um blog na internet também. Se quiser acessar dá uma olhada em http://opdes.blogspot.com.br Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito útil e esclarecedor esse estudo. Obrigada Deus o abençoe Pr.Felipe Miranda

      Excluir

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico