IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

domingo, 11 de janeiro de 2015

COMO O LADRÃO DE NOITE – Para quem?

COMO O LADRÃO DE NOITE – Para quem? 

COMO O LADRÃO DE NOITE – Para quem?

# POSTAGEM 17 – COMO O LADRÃO DE NOITE – Para quem?

PERGUNTA
Porque a Bíblia diz que o Senhor Jesus virá como o ladrão de noite?

RESPOSTA
Porque à noite, muitos estão dormindo e se embriagando, e apenas aqueles que estiverem vigiando estarão esperando Sua chegada!

TEXTO PRINCIPAL

“Mas o dia do Senhor virá COMO O LADRÃO DE NOITE; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.” 2 Pedro 3:10

# As Escrituras Sagradas claramente afirmam que "O Dia do Senhor virá como o ladrão de noite"...

- Mas NÓS estamos na LUZ !

TEXTO AUXILIAR 1

“Mas, irmãos, ACERCA DOS TEMPOS E DAS ESTAÇÕES, NÃO NECESSITAIS DE QUE SE VOS ESCREVA; Porque vós mesmos sabeis muito bem que O DIA DO SENHOR VIRÁ COMO O LADRÃO DE NOITE; Pois que, quando DISSEREM: Há paz e segurança, então LHES SOBREVIRÁ REPENTINA DESTRUIÇÃO, como as dores de parto àquela que está grávida, e DE MODO NENHUM ESCAPARÃO. MAS VÓS, IRMÃOS, JÁ NÃO ESTAIS EM TREVAS, PARA QUE AQUELE DIA VOS SURPREENDA como um ladrão; Porque todos VÓS SOIS FILHOS DA LUZ E FILHOS DO DIA; nós NÃO SOMOS DA NOITE NEM DAS TREVAS. NÃO DURMAMOS, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; Porque OS QUE DORMEM, DORMEM DE NOITE, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. MAS NÓS, QUE SOMOS DO DIA, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; Porque DEUS NÃO NOS DESTINOU PARA A IRA, mas para a AQUISIÇÃO DA SALVAÇÃO, por nosso Senhor Jesus Cristo, Que MORREU por nós, PARA QUE, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.”
1 Tessalonicenses 5:1-11

# OBSERVE OS DETALHES

1- O Dia do Senhor virá como um ladrão na noite APENAS para os que estão em TREVAS! É o que o texto acima nos ensina.

2- O apóstolo está escrevendo que acerca de TEMPOS e ESTAÇÕES (isto é: Os Sinais da Vinda de Cristo), e afirma que não há necessidade de escrever mais sobre esse assunto, pois todos eles sabiam que o Dia do Senhor virá como um ladrão.

3- Esta ideia de vir como um ladrão na noite é a de que AQUELES QUE NÃO ESTIVEREM VIGIANDO (ou seja: Interpretando os Sinais dos tempos) serão pegos de surpresa, mas esse dia NÃO PEGARÁ DE SURPRESA OS QUE ESTIVEREM NA LUZ e vigiando (versos 4-6).

4- Logo, A IGREJA ESPERA A VINDA DESTE DIA OBSERVANDO OS SINAIS, pois, de outra forma, não faria sentido o apóstolo dizer QUE ESTE DIA NÃO OS SURPREENDERÃO VISTO QUE ESTÃO NA LUZ, E NÃO NAS TREVAS, como aqueles que serão surpreendidos.

5- Pois que, quando DISSEREM: Há paz e segurança (* Quem está dizendo isso? Os ímpios), então LHES SOBREVIRÁ (sobre os ímpios) REPENTINA DESTRUIÇÃO, como as dores de parto àquela que está grávida, e DE MODO NENHUM ESCAPARÃO (Sem "segunda chance").

TEXTO AUXILIAR 2

Apocalipse 3:3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, SE NÃO VIGIARES, VIREI SOBRE TI COMO UM LADRÃO, e não saberás a que hora sobre ti virei.

# VEJA BEM...

1- O alerta do texto acima é para a Igreja. Veja que ele virá como um ladrão para os que não estiverem vigiando (SE NÃO VIGIARES).

2- Bem, até aqui tudo bem mas COMO e QUANDO chegará o Dia do Senhor?

TEXTO AUXILIAR 3

Mateus 24:37-44 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. MAS CONSIDERAI ISTO: SE O PAI DE FAMÍLIA SOUBESSE A QUE VIGÍLIA DA NOITE HAVIA DE VIR O LADRÃO, VIGIARIA E NÃO DEIXARIA MINAR A SUA CASA. POR ISSO, ESTAI VÓS APERCEBIDOS TAMBÉM; PORQUE O FILHO DO HOMEM HÁ DE VIR À HORA EM QUE NÃO PENSEIS.

# COMENTÁRIO

O Senhor Jesus informa que a vinda do Dia do Senhor, NADA MAIS É QUE O DIA EM QUE ELE LEVARÁ UM E DEIXARÁ OUTRO. (versos 40 e 41). Esses dois versículos geralmente são interpretados como uma descrição do ARREBATAMENTO. O texto é um alerta para que a Igreja vigie. Em 1 Tessalonicenses 5:1-6 Paulo fala que a vinda do Dia do Senhor pegaria muitos de surpresa mas NÃO OS DE CRISTO pois estarão vigiando. Em Apocalipse 3:3, segundo texto apresentado acima, o próprio Senhor nos informa que se não vigiarmos seremos pegos de surpresa. Agora, Em Mateus 24:37-44 vemos que, assim como foi nos dias de Noé em que o povo vivia suas vidas em total DESCASO AOS SINAIS do juízo, assim também seria nos dias da vinda de Cristo, MAS AQUELES QUE VIGIAREM ESTARÃO PREPARADOS. Logo, é muito claro nos textos que a vinda do Dia do Senhor se dará no dia da vinda do Senhor e arrebatamento da Igreja, pois de outra forma não faria sentido Paulo e o Senhor nos exortar a vigiar para que não sejamos surpreendidos pela vinda desse Dia.

# CONCLUSÃO

Portanto, quando TODOS OS SINAIS estiverem já cumpridos, a Igreja saberá que o tempo estará muito próximo. Talvez poderá discernir a semana da sua vinda, mas não o DIA e a HORA (exatos!). Pois, apesar dEle nos ter dado todos os SINAIS da Sua Vinda, o “DIA” e a “HORA” exatamente não nos foi permitido saber.

“Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.” Mateus 24:36 [Também em Marcos 13:32]


CURTA A PÁGINA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico