IMPRIMIR ESSE TEXTO (PDF)

Print Friendly and PDF

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

DIVISÃO JUDAICA DO ANTIGO TESTAMENTO - [TANAKH – para os Judeus] - A Bíblia Hebraica

DIVISÃO JUDAICA DO
ANTIGO TESTAMENTO
[TANAKH – para os Judeus]
 A Bíblia Hebraica
Pr. Felipe Miranda

Tanakh é chamado pelos católicos e protestantes, ou evangélicos, de Velho Testamento, ou Antigo Testamento, sendo que o Antigo Testamento dos católicos contém também, além dos livros do Tanakh, mais sete livros, que são livros apócrifos, que eles chamam de “deuterocanônicos”, e contém também adições ao livro de Ester e adições ao livro de Daniel.

Chamado de Antigo, Velho, Primeiro Testamento, a palavra TANAKH é o acróstico de três letras, tav (ת) de Torah, nun (נ) de Neviim, e caf (כ) de Kethuvim. A palavra Tanakh é derivado da junção dessas divisões.

Assim formando a palavra: תנ״ך. TANAKH = Torá+Neviim+Kethuvim.

Tanakh é a parte incontroversa da Bíblia, tanto para o Judaísmo quanto para o Cristianismo, pois a Bíblia é um conjunto de livros inspirados por Deus, e cada religião ou seita tem a sua própria lista de livros que considera inspirados por Deus, mas os 39 livros do Tanakh fazem parte das Bíblias de todas as religiões ou seitas.

O Tanakh é também chamado de Bíblia Hebraica, pois foi escrito na língua Hebraica, contendo algumas porções em Aramaico.

Ao todo, o TANAKH (que é o Antigo Testamento) tem 39 livrosExatamente como na Bíblia Protestante!

A lista de livros considerados inspirados por Deus se chama “CÂNON”.
 A palavra “cânon” é derivada da palavra grega “kanon”, que significa “regra”.

O Tanakh ou Tanach é o nome dado ao agrupamento de três conjuntos de obras:

1) A Torah (תורה);
2) Os Neviim (נביאים);
3) os Kethuvim (כתובים).

Daí o nome TaNaKh (תנ״ך). Uma espécie de “sigla” composta da junção dos nomes Torah, Neviim e Kethuvim.

Tanach é o Antigo Testamento e contém os mesmo livros exatamente iguais aos, a Brit'Hadashá chamada de o “Novo Testamento” não pertence à tradição judaica, pois foram escritos pelos apóstolos de Jesus Cristo.


DIVISÃO DOS LIVROS

A divisão da Bíblia Hebraica se diverge um pouco, mantendo, portanto o mesmo conteúdo. Sendo o TANAKH dividido em 3 partesTorá (Lei), Neviim (Profetas) e Kethuvim (Escritos).
A divisão tripartida da Bíblia Hebraica em Lei, Profetas e Escritos (Salmos) pode ser encontrada no Novo Testamento em (Lucas 24.44) e no Prólogo de Siraque (c. 180 a.C.). A distribuição dos livros do Antigo Testamento nas Bíblias Cristãs, baseada no Antigo Testamento Grego (a Septuaginta; c. 150 a.C.), também concede ao Pentateuco esta primazia.

- TORAH -
(A LEI DE MOISÉS)

Torah (תורה) ou Torá, que significa Lei, é o nome da primeira parte da Bíblia, que é constituída pelos cinco primeiros livros da Bíblia, que são Gênesis (Bereshit), Êxodo (Shemot), Levítico (Vaicrá), Números (Bamidbar) e Deuteronômio (Devarim). Estes cinco primeiros livros da Bíblia, na verdade são um só livro, chamado “O Livro da Lei” (em hebraico, Sêfer Torá), ou simplesmente “A Lei” (Torá), ou “A Lei de Deus”, ou “A Lei de Javé”, ou “A Lei de Moisés”, ou Pentateuco (em hebraico, Chumash”).

É o conjunto de cinco Sefarim (Livros), os quais foram recebidos por Moshê Rabenu (Moisés), ditados por HaCadosh Baruch Hu (O Santo, Bendito Seja), que trata desde a Criação do Mundo até a morte de Moshê. Sendo este o Sefer (Livro) mais importante do Tanakh.

- NEVIIM -
(Profetas)

Neviim (נביאים), que significa Profetas, é o nome da segunda parte da Bíblia, que é constituída pelos livros de Josué (Iehoshúa), Juízes (Shofetim), 1 Samuel (Shemuel Álef), 2 Samuel (Shemuel Bet), 1 Reis (Melahim Álef), 2 Reis (Melahim Bet), Isaías (Ieshaiáhu), Jeremias (Irmiáhu), Ezequiel (Iehezkel), e “Os Doze” (Shenem Assar) – Oséias (Hoshêa), Joel (Iôel), Amós (Amós), Obadias (Ovadiá), Jonas (Ioná), Miquéias (Mihá), Naum (Nahum), Habacuque (Havacuc), Sofonias (Tsefaniá), Ageu (Hagai), Zacarias (Zehariá) e Malaquias (Malahi).

É o conjunto de dezenove Sefarim (contando com Shenem Assar [Os Doze], que são os Profetas Menores), porém seu número correto de livros é 8 Sefarim, pois os Shenem Assar são considerados como um. Este (Sefer Neviim) trata desde a morte de Moshe (Moisés), ou seja, quando Iehoshua (Josué) toma a liderança de Am Israel (Povo de Israel), até as advertências dos Neviim em relação a situação que Am Israel se encontrava (isto passa pela primeira galut (exílio), até a segunda…), os Sefarim Shemuel (Samuel) e Melachim (Reis) possuem 1 e 2, pois os compiladores da época não conseguiam por em um livro só esses livros por serem grandes demais, porem são um livro só, Shemuel (1 e 2) e Melachim (1 e 2).

- KETHUVIM -
(ESCRITOS)

Kethuvim (כתובים), que significa Escritos, é o nome da terceira parte da Bíblia, que é constituída pelos livros de Salmos (Tehilim), Provérbios (Mishlê), Jó (Jov), Cântico dos Cânticos (Shir Hashirim), Rute (Rut), Lamentações (Echá), Eclesiastes (Cohélet), Ester (Ester), Daniel (Daniel), Esdras (Ezrá), Neemias (Nehemiá), 1 Crônicas (Divrê HaYamim Álef), 2 Crônicas (Divrê HaYamim Bet). Estas escritas por David, Shelomô (Salomão), filhos de Corach, Mordechai, Daniel, Cronistas… Estes escritos abordam os mais diversos assuntos, referentes a historias do Povo Judeu, amores por Am Israel e ao Shabat, Sabedoria, louvores, Lamentações, crônicas…

Assim como os Seferim Shemuel e Melachim, o Sefer Divrei HaYamim (Livros de Crônicas) que se divide em dois, pois era muito grande para os compiladores da época compilar em um único livro.


O Tanakh ou Tanach é o nome dado ao agrupamento de três conjuntos de obras:

1) A Torah (תורה);
2) Os Neviim (נביאים);
3) os Kethuvim (כתובים).

Daí o nome TaNaKh (תנ״ך). Uma espécie de “sigla” composta da junção dos nomes Torah, Neviim e Kethuvim.

Tanach é o Antigo Testamento e contém os mesmo livros exatamente iguais aos, a Brit'Hadashá chamada de o “Novo Testamento” não pertence à tradição judaica, pois foram escritos pelos apóstolos de Jesus Cristo.

COMO É COMPOSTO O TANACH?

 

Torah (Lei) conhecida entre os cristãos como Pentateuco:

Bereshit (Gênesis)
Shemot (Êxodo)
Vayicrá (Levítico)
Bamidbar (Números)
Devarim (Deuteronômio)

Neviim (Profetas):

Yehoshua (Josué)
Shofetim (Juízes)
Shemuel (Samuel)
Melachim (Reis)
Yesha’yáhu (Isaías)
Yirmiyáhu (Jeremias)
Yechezekel (Ezequiel)
Trê-assar (Os Doze Profetas)

Kethuvim (Escrituras Sagradas):

Tehilim (Salmos)
Mishlê (Provérbios)
Iyov (Jó)
Shir Hashirim (Cântico dos Cânticos)
Rut (Ruth)
Echá (Lamentações)
Cohêlet (Eclesiastes)
Ester
Daniel
Ezra/Nechemyá (Esdras/Neemias)
Divrê-Hayamim (Crônicas)
FONTE: Bíblia Hebraica

Um comentário:

Todos os comentários serão avaliados, e se houver algum desvio, serão removidos.

Você Deverá Gostar Também De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

| - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! - |

|          - Vivendo A Graça, De Graça! - Living Grace, Free! -            |
A Fé Vem Pelo Ouvir... Visite Uma Igreja Evangélica!

Faça Parte Também do:

Faça Parte Também do:
Fórum Teológico