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domingo, 29 de dezembro de 2013

Quem é Noiva do Cordeiro? A Igreja ou A Cidade Santa?

Quem é Noiva do Cordeiro? A Igreja ou A Cidade Santa?

Pr. Felipe Miranda

Existem alguns intérpretes que afirmam que a Igreja NÃO é a Noiva de Cristo, dizendo que a Noiva de Cristo é uma cidade! A Cidade Santa que desce do Céu. Baseados na leitura superficial de Apocalipse 21:9b-10 que diz:

"Venha, eu lhe mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro". Ele me levou no Espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus.

Também tive um encontro com esse ensino estranho. Vou tentar responde-lo de forma simples e direta.
Não faz nenhum sentido o Senhor Deus se relacionar com (coisas/objetos/cidade) como se fosse sua esposa/noiva.
Se você ler Apocalipse 21:2 verá que, na visão de João, a cidade que descia do céu estava [preparada como uma noiva adornada para o seu marido]. Mas, lembre-se que a maioria dos textos de Apocalipse são simbólicos!

Sendo assim, vamos aos símbolos!
O Muro da Cidade explica tudo!

As Doze Portas,
simbolizam as 12 Tribos de Israel
[Ap 21:12]


Tinha uma grande e alta muralha com doze portas e doze anjos junto às portas.
Nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel.
Apocalipse 21:12


Os Doze Fundamentos (Base),
simbolizam os 12 Apóstolos
[Ap 21:14]


A muralha da cidade tinha doze fundamentos,
e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
Apocalipse 21:14


Sendo assim, a Cidade é uma Representação dos salvos no Antigo Testamento (representados pelas 12 Tribos) e os salvos do Novo Testamento (representados pelos 12 Apóstolos).

Juntos; Judeus e Gentios formam o Edifício de Deus
(Efésios 2:14, 1 Coríntios 3:9)

edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas,
tendo Jesus Cristo como pedra angular,
Efésios 2:20


E é exatamente aqui que se cumpre toda a maravilha de Deus nos fazer um só povo com Israel, como o apóstolo Paulo nos declara em sua Epístola ao Efésios (leia até o fim, vale a pena!)

Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade. Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só EspíritoPortanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.


Efésios 2:11-22

Que versos maravilhosos!
Que Revelação Gloriosa!


* Não somos mais gentios!
Fomos aproximados dos judeus!
* Jesus Cristo nos fez um só corpo! (entre Judeus e Gentios)
* Não somos intrusos, mas membros da família de Deus!
* Fomos edificados sobre o fundamento dos apóstolos (Igreja) e dos profetas (Israel)!
* Estamos crescendo para nos tornar o Santuário de Deus!
* Estamos sendo construídos para nos tornarmos a morada de Deus!

* Nos versos seguintes,
os gregos representam os (gentios) e os judeus (os israelitas)

Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28
Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos. Colossenses 3:11
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Romanos 1:16
Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Romanos 10:12


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